Technical Motor 1.3 multijet 70hp

Currently reading:
Technical Motor 1.3 multijet 70hp

Arlindo

Member
Boa noite a distribuição, fiz a troca de uma multijet 1.3 num panda 169 correu tudo bem montei tudo top até que chegou ao parafuso central da bomba de óleo que vai na cambota,falei com um mecânico da minha zona para vir a minha casa com um torquimetro que fez reverso para a rosca esquerda,mas o torquimetro dele não era reverso mas ele deu o abertura na mesma e começou a achar aquilo demais e a dinamométrica não estalava porque não era reversão. Ele fez o aperto apenas com a broca no ponto do volante do motor. Agora tirei o parafuso porque tinha um aperto doido e não podia ser, entretanto comprei outro parafuso novo e uma dinamométrica de ponteiro para apertar o parafuso a 230nm conforme especificado, agora a cambota só gira até meio e prende o que acha que pode ser? Um abraço

Model
Panda 169 4x4
Year
2005
Mileage
150000
Take the camshaft sensor out

And see if the camshaft it spinning or the chains broken

Torque for the M14 left hand thread should be

Screenshot_20250901-002530.png

50Nm + 90 degrees which is roughly same

O eixo de comando está girando sim e o kit de distribuição é novo, mas com a força que fez quando desapertei o parafuso da cabota tenho recebido de ter empenado a cabota, as cams ficaram livres durante o desespero, apenas o volante estava trancado no ponto com uma broca.
obrigado coala por me responder 🫡

Back